Skip to content

Plágio em dissertações acadêmicas

Estou nestes dias concluindo a redação do meu próximo livro, que tem como título provisório “Como evitar plágio em dissertações acadêmicas: orientações técnicas para o uso de textos encontrados na internet”.

A motivação de escrevê-lo se deve às muitas consultas que tenho recebido de alunos que se encontram em processo de elaboração de trabalho de conclusão de cursos e de professores orientadores de normalização de textos acadêmicos.

Há mais de três décadas tenho me dedicado à organização e normalização de textos para a publicação de livros e também colaborado em dezenas de dissertações de graduação e pós-graduação, nos vários níveis. Situo-me também entre os primeiros usuários das redes de computadores, antes mesmo da chegada da Internet ao Brasil – tínhamos antes os BBSs (acrônimo de Bulletin Board System), “antigas” redes de troca de mensagens eletrônicas que acessávamos por meio de lentíssimos modens.

Essas duas experiências me possibilitam tratar desse tema com propriedade, apresentando os muitos casos que suscitam dúvidas não somente entre os acadêmicos, mas também nos mestes.

Parto da premissa de que o plágio, muito mais que um ato antiético, no aspecto moral, e crime doloso no campo jurídico, é hoje uma questão cultural, fruto da incapacidade que a instituição escola teve (e ainda tem) de lidar com as tecnologias cibernéticas, fazendo surgir a tal geração “Control C, Control V” (copiar e colar), jovens que não foram formados para a produção textual própria, e agora estão nas faculdades atormentando os docentes com sua prática e sendo atormentado com exigências que nunca tiveram antes.

O livro é um pequeno manual que ensina com linguagem simples, comentários e muitos exemplos a apropriação das Normas Brasileiras (NBRs) expedidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Deverá ser lançado ainda em setembro, com distribuição nacional e venda na loja virtual da Ética Editora.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*

http://ajleeonline.com/