Skip to content

ABL entrega prêmio de literatura a Ricardo Leão. O livro foi publicado pela Ética Editora

Na última quinta-feira, 19, em solenidade realizada no salão nobre do Petit Trianon, no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) entregou o prêmio anual de Ensaio e Crítica Literária ao maranhense Ricardo Leão, autor do livro “Os atenienses: a fundação do cânone nacional”, publicado pela Ética Editora (Imperatriz, MA), sob a coordenação de Adalberto Franklin.
A leitura do parecer do prêmio foi do imortal Antonio Carlos Secchin, que compôs a comissão julgadora com os também acadêmicos Eduardo Portella (presidente) e Alfredo Bosi (relator). em seguida foi feita a entrega do prêmio por Eduardo Portella. A apresentação do autor, pela escritora e presidente da ABL, Ana Maria Machado.
Na solenidade, a ABL comemorou 115 anos de fundação e foram entregues os Prêmios Literários de 2012 (para obras publicadas em 2011). O vencedor do “Prêmio Machado de Assis” (conjunto da obra), a mais importante premiação literária brasileira, concedida desde 1941, foi o curitibano Dalton Trevisan, um dos mais destacados contistas brasileiros. O Acadêmico Alberto Venancio Filho foi o orador oficial.
Os demais vencedores dos Prêmios ABL de 2012 foram: na categoria Ficção – Alberto Mussa, pelo livro “O senhor do lado esquerdo”; Ensaio e Crítica Literária – Ricardo Leão: “Os atenienses: a invenção do cânone nacional”; Poesia – Manoel de Barros: ‘Escritos em verbal de ave”; Tradução – Rubens Figueiredo: pela tradução de “Guerra e Paz, de Tolstói; História e Ciências Sociais – Caio César Boschi: “Exercícios de pesquisa histórica”; Literatura Infantojuvenil – Marisa Lajolo: “O poeta do exílio”; e Cinema – Marcelo Rubens Paiva: roteiro do filme “Malu de bicicleta”. A Medalha João Ribeiro foi entregue ao escritor Geneton Moraes Neto.
Eu deveria estar presente à solenidade na condição de editor da obra de Ricardo Leão, porém, não me foi possível estar presente. Os amigos escritores maranhenses Nauro Machado e Arlete Nogueira estiveram presentes e acompanharam o autor no chá das 5 da ABL e na solenidade de entrega da premiação, no valor de 50 mil reais.
O evento foi transmitido ao vivo pelo portal da ABL.
Confira o vídeo com a leitura do parecer e a entrega do Prêmio a Ricardo Leão.
Leitura do parecer e entrega do Prêmio

3 Comments

  1. charles santos simoes wrote:

    Parabens, Ricardo Leão, você, maranhense de Imperatriz, recebeu este prêmio da Academia Brasileira de Letras, e nos deixou muito honrado.Continue com sua luta a favor da Literatura do nosso Estado que merece tanto uma comenda desta natureza.
    Charles Simões, contista e poeta maranhense

    sábado, agosto 11, 2012 at 19:12 | Permalink
  2. adalberto wrote:

    Charles, o Ricardo Leão é maranhense de São Luís. Ele merece mesmo o reconhecimento que você sugere.

    domingo, agosto 12, 2012 at 13:28 | Permalink
  3. i love the presentation and design of this website. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    quinta-feira, dezembro 13, 2012 at 01:46 | Permalink

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*

http://ajleeonline.com/