Skip to content

Estrada do Arroz: “Mais uma vez!”

Ponte quebrada na Estrada do Arroz – Imperatriz, MA

[20/12 Voltando da última visita a Imperatriz]

Pe. Raymond Conan / Coquelândia

Hoje Dona Lourdes perdeu o ônibus. Este passou mais cedo que de costume. E Dona Lourdes estava ocupada a tratar de Maria, senhora de mais de 100 anos, abandonada, que ela e seu marido acolheram um dia em sua casa.
Eu continuei no ônibus e esperei por ela na entrada de Imperatriz. Chegou com seu marido Natal, de moto, conseguindo com mil dificuldades passar entre as máquinas da Suzano, que transitam noite e dia na estrada.
Logo fomos à Prefeitura. Deixamos um ofício à secretária do prefeito. Mais uma vez vínhamos pedir um encontro com o prefeito a respeito da ponte do Angical. Mais uma vez o prefeito não estava… Será que ele vai ver o nosso papel?
Fomos então à Câmara. A porta estava fechada. Férias talvez. No interior nos pareceu que havia uma festa.
Pegamos um táxi para a Secretaria da Agricultura. Lá encontramos três funcionários: duas mulheres e um homem. Nós nos sentamos. Eles não prestaram atenção à nossa presença. Continuaram a sua conversa a respeito da ementa da refeição para a festa do Natal: frutas, carne… Aos poucos conseguimos deixar algumas palavras a respeito do que nos preocupava. Tínhamos esperado encontrar pessoas atentas à história atual do povo sofredor da Estrada do Arroz.
De repente uma das senhoras revela que o secretário da Agricultura se encontrava numa reunião com o prefeito. Para garantir que era verdade, a senhora liga para a casa do prefeito e fala com a “Dona Filomena”. Terminou perguntando à Dona Lourdes se ela queria deixar uma palavra também.
Dona Lourdes pegou o telefone: “Ó Filó, minha querida, o povo lá na Estrada do Arroz sofre por causa da ponte. Queríamos falar com o prefeito Madeira dessa situação…”
E o prefeito e o secretário da Agricultura continuaram; não soubemos falando de que…
Então nós fomos embora. Foi o dia 19 de dezembro de 2012. Sentimo-nos um pouco frustrados.
Fomos cada um para a sua vida.
Determinados a continuar…
Quinta-Feira, 19 de dezembro 2012. O Natal é daqui a 5 dias…

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*

http://ajleeonline.com/