Skip to content

Jovem imperatrizense conquista certificação internacional GNU/Linux

Lucas2

O imperatrizense Lucas de Castro Borges, 23 anos, acaba de entrar para o seleto grupo de profissionais de tecnologia da informação com certificação internacional de nível avançado no sistema operacional GNU/Linux. Estudante de Engenharia da Computação, ele é usuário desse ambiente operacional desde os 9 anos de idade e aos 16 anos já trabalhava profissionalmente na área.

Em 2011, com apenas 18 anos, ele conquistou a certificação internacional GNU;Linux de nível 1, tornando-se um dos mais jovens brasileiros a conseguir essa façanha. Agora, no último dia 9 de junho, submeteu-se à segunda e definitiva prova da certificação de nível 2 (profissional avançado), aplicada pelo Linux Professional Institute, instituição com sede no Canadá.

O Linux Professional Institute concede certificações em apenas três níveis: os dois primeiros para profissionais – júnior e avançado –, sendo o terceiro uma comprovação de especialização numa área de atuação profissional do sistema. As provas para a terceira e mais elevada certificação, Lucas pretende fazer no final deste ano ou no início de 2017, para o que já está se preparando. Tem a seu favor o domínio do Inglês, língua que lê e fala com fluência e na qual a prova será aplicada.

Atualmente, Lucas presta assessoria, suporte e faz implementação de servidores GNU/Linux em várias empresas de Imperatriz e região e é microempresário individual. Tem colaborado com palestras, serviços de suporte a usuários e empacotamento de aplicativos para a divulgação e disseminação do software livre. Nas horas vagas, ele pratica patinação na praça Mané Garrincha.

Segundo dados do Linkedin, no Brasil existem hoje menos de 1.500 profissionais de tecnologia da informação com certificação avançada GNU/Linux e apenas quatro no Maranhão.

Foto: Lucas e Jon “Maddog” Hall, presidente da Linux Internacional, durante uma Feira Internacional de Software Livre (FISL).

One Comment

  1. Dhiego Borges wrote:

    Que massa 🙂

    sábado, junho 18, 2016 at 16:44 | Permalink

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*

http://ajleeonline.com/